Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de Direitos Sociais conversa sobre saúde com idosos na FunBrasil

    há 10 anos

    Palestras foram proferidas na ONG pela presidente da comissão, Cosmélia Fôlha, e pelo cirurgião-dentista Davi Monteiro Ribeiro.

    A Comissão de Direitos Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) encerrou uma etapa de atividades na Organização Não Governamental (ONG) FunBrasil, constituída por palestras sobre Direitos Sociais. Na última quarta-feira (9), houve a realização de palestras na sede da ONG, no Farol, com esclarecimentos sobre o Direito Social à Saúde. A presidente da Comissão, a advogada Cosmélia Fôlha, convidou para esse evento o cirurgião-dentista Davi Monteiro Ribeiro, que passou esclarecimentos sobre a Saúde Bucal do Idoso ao público formado por cerca de trinta idosos que compõem um grupo de atividades na ONG.

    A Presidente da Comissão de Direitos Sociais da OAB/AL iniciou seus esclarecimentos sobre o Direito Social à Saúde expondo a fundamentação legal os artigos e 196 da Constituição Federal e o artigo 15 do Estatuto do Idoso.

    A Constituição Federal dispõe que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação e o Estatuto do Idoso estabelece que está assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos, disse Cosmélia Fôlha.

    Ao ser questionada por uma idosa do grupo sobre como poder ter seu tratamento feito pelo SUS, já que não tinha como pagar pelo tratamento com consultas particulares, a presidente da Comissão da OAB/AL afirmou: É interesse atentar que o direito à saúde deve ser garantido à sociedade brasileira.

    Cosmélia Fôlha citou exemplos de situações de pacientes que não tinham o tratamento adequado garantido pelo SUS e, por isso, tinham que propor demandas judiciais para a garantia do direito à saúde.

    Em seguida, teve início a palestra do cirurgião-dentista Davi Monteiro Ribeiro, que sobre a especialidade da Odontologia para o tratamento da saúde bucal dos idosos: a odontogeriatria. Ele destacou que as pessoas idosas merecem uma atenção maior devido aos problemas comuns decorrentes do atingimento dessa faixa etária, como, por exemplo, as deficiências motoras, uso constante de medicamentos que trazem como efeitos colaterais causando danos à cavidade bucal, a redução da capacidade fisiológica de glândulas salivares, a diminuição dos botões gustativos, a flacidez muscular e a redução gradual das estruturas de sustentação dos dentes, entre outros.

    O cirurgião-dentista também explicou sobre os cuidados que devem ser realizados para quem usa a prótese dentária, como a importância da higiene com água e sabão ou água e bicarbonato de sódio. Ele recomendou que fosse evitado o uso do hipoclorito de sódio, por ser uma substância de ph ácido, que degenera o artigo protético de uma forma acelerada. Evitando o uso da substância, segundo ele, prolonga-sea longevidade da prótese.

    Davi Monteiro Ribeiro também destacou a importância do repouso de, no mínino seis horas por dia, das estruturas de sustentação protética como mucosa e dentes. O cirurgião-dentista também respondeu às dúvidas do público.

    A assistente social da FunBrasil Elenilda Santos agradeceu às palestras. Ela afirmou que a ONG ficou muito satisfeita com a parceria formada com a Comissão de Direitos Sociais da OAB/AL.

    Fonte: ASCOM OAB/AL

    Ascom OAB/AL

    2121-3207

    ascom@oab-al.org.br

    • Publicações4229
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-direitos-sociais-conversa-sobre-saude-com-idosos-na-funbrasil/116296842

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)