Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

OAB/AL lança cartilha de direitos e prerrogativas dos advogados

há 10 anos

Também foi anunciada a colocação de urnas nas salas da OAB para que os advogados possam realizar as denúncias quanto tiverem seus direitos ofendidos

Em solenidade na noite desta quinta-feira (17), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoa (OAB/AL), lançou a Cartilha dos Direitos e Prerrogativas do Advogado. O lançamento, realizado prelo presidente da Ordem, Thiago Bomfim, encerrou as atividades da Caravana Nacional de Prerrogativas, ocorridas durante todo o dia de ontem. Também foi anunciada a instalação de urnas nas salas da OAB em toda Alagoas para que possíveis denúncias de afrontas as prerrogativas sejam realizadas.

As primeiras pessoas que devem defender as prerrogativas dos advogados, são os advogados. Por isso resolvemos editar esta cartilha para que os advogados utilizem em situações em que sejam surpreendidos com ofensas aos seus direitos. Além disso, a cartilha dá mais clareza para que os advogados saibam detalhes de seus direitos enquanto profissionais. Tanto que elas serão colocadas nas pastas entregues aos advogados na hora em que prestarem seus juramentos, afirmou o presidente.

Para o presidente da Comissão das Prerrogativas da OAB/AL, Álvaro Torres, a cartilha tem efeito pedagógico e deve ser levada pelo advogado sempre que ele estiver no exercício da profissão.

Essa cartilha esclarece aos advogados oque deve ser feito em casso de desrespeito as prerrogativas e também diz o que não pode ser feito por um profissional que preze pela ética. Tivemos um trabalho grande para confeccioná-la, mas foi um trabalho prazeroso, disse.

Ele ainda ressaltou que a cartilha é uma espécie de resumo dos principais pontos das prerrogativas. Lembramos que é uma cartilha e como tal ela serve para orientar os advogados. Os profissionais devem estudá-la e é preciso saber quais são seus deveres, seus direito e defendê-los.

Durante o lançamento da cartilha foi anunciado que as salas da OAB que funcionam nos tribunais e Fóruns de alagoas receberão uma urna, que foi batizada de urna das prerrogativas. A intenção é que possíveis denuncias sejam depositadas nas urnas.

É preciso que se denunciem as violações que venham acontecer contra as prerrogativas dos advogados. Para que possamos afazer algo é preciso ter conhecimento do que ocorre e siso só pode acontecer se o advogado que tiver seu direito ofendido nos comunicar e essas urnas vão facilitar essa comunicação, declarou Bomfim.

Ele ainda disse que a edição da cartilha e instalação das urnas serve para os advogados saberem que não estão sozinhos, que tem por trás do exercício dessa profissão uma instituição forte, respeitada em todo o brasil que estará sempre pronta para defender o profissional no exercício de sua profissão.

Fonte: Ascom - OAB/AL

Ascom OAB/AL

2121-3207

ascom@oab-al.org.br

  • Publicações4229
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações216
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-al-lanca-cartilha-de-direitos-e-prerrogativas-dos-advogados/128098305

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)