Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Esmape homenageia jurista Marcos Bernardes de Mello

    há 14 anos

    O jurista alagoano Marcos Bernardes de Mello será homenageado nesta quinta-feira (04/03), em Recife, durante o encerramento do Simpósio de Atualização em Direito Civil e Processual Civil “A Teoria do Fato Jurídico”, promovido pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape).

    O evento foi iniciado ontem com palestra ministrada pelo juiz estadual e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Sílvio Romero Beltrão. O tema abordado foi a interpretação dos contratos. Durante a fala, o juiz fez questão de ligar a teoria apresentada com situações práticas de modo a facilitar o entendimento do público. “A autonomia da vontade, que é um princípio encontrado na própria estrutura do contrato, está se restringindo a liberdade de contratar. Não há uma discussão das cláusulas. Isso fica claro nos contratos de adesão que diversas companhias utilizam atualmente”, exemplificou.

    A competência na Teoria Geral do Estado foi o tema apresentado pelo professor doutor do curso de mestrado da Universidade Católica de Pernambuco e procurador do Estado de Pernambuco, Leonardo José Carneiro da Cunha. “Não se delega a competência e sim o exercício dela. Caso em Vitória do Santo Antão, por exemplo, não tenha vara federal, o juiz estadual irá assumir tudo que a ela foi referente. No momento em que a vara federal for criada, isso será revertido”, afirmou o professor, despertando o interesse dos juízes federais presentes.

    Além da homenagem ao professor Marcos Bernardes de Mello, o último dia do evento discutirá os vícios do consentimento na teoria do fato jurídico, com o professor mestre da Esmape Marcos Ehrhardt Júnior, e a coisa julgada baseada em lei inconstitucional, com o professor-seminarista do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, Beclaute Oliveira Silva.

    Luiza Barreiros (com informações da Esmape)

    Assessoria de Comunicação da OAB/AL

    asscom@oab-al.org.br

    (82) 2121 3217/8855 4113

    • Publicações4229
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esmape-homenageia-jurista-marcos-bernardes-de-mello/2104648

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)