Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/AL pune mais um advogado por infração ética

    há 13 anos

    Suspensão foi aplicada a envolvido em irregularidades em processos de pagamento do DPVAT

    O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL) puniu nesta sexta-feira (21/10) mais um advogado denunciado à Justiça por envolvimento com irregularidades em processos de pagamento de indenizações do Seguro por Acidente de Veículos (DPVAT). C.A.M.A foi punido com pena de suspensão por um ano e pagamento de multa equivalente a dez anuidades.

    No último dia 7, outros dois advogados (F.C e C.G.M.) que respondiam a processos éticos-disciplinares por envolvimento no mesmo caso foram punidos pelo Conselho, um com pena de exclusão e outro com suspensão de um ano. Mais dois advogados envolvidos no caso - K.M.S.F e R.C.L - ainda serão julgados este ano, em sessão extraordinária do Conselho em data a ser definida.

    A pena de suspensão está prevista na Lei Federal nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB) para o advogado que comete infrações disciplinares. A decisão foi por maioria, deverá ser publicada no Diário Oficial e oficializada às Justiças Federal, Estadual e do Trabalho, e a todas as Seccionais da OAB. Como o advogado já cumpriu um período de três meses de suspensão prévia, ficará impedido de exercer a advocacia pelo período remanescente de nove meses.

    Os julgamentos ocorreram em sessões fechadas e os processos correm em sigilo. Das decisões ainda cabe recurso ao Conselho Federal da OAB.

    ENTENDA O CASO - Além de advogados, foram denunciados por envolvimento nas fraudes processuais relacionadas ao seguro DPVAT servidores do Judiciário e magistrados. Duas servidoras do Judiciário já foram demitidas, acusadas de cometer irregularidades no trâmite de processos referentes ao seguro DPVAT encaminhados ao 1º Juizado Especial, Cível e Criminal (JECC) da Comarca de Arapiraca.

    O processo que investiga o envolvimento de juízes da Comarca de Arapiraca no caso tem como relator o desembargador Eduardo José de Andrade.

    Luiza Barreiros e Marcelo Alves

    Assessoria de Comunicação da OAB/AL

    ascom@oab-al.org.br

    (82) 2121 3215/9104 7735

    Fonte: Ascom OAB/AL

    • Publicações4229
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações176
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-al-pune-mais-um-advogado-por-infracao-etica/2891881

    Informações relacionadas

    Pedro Rafael de Moura Meireles, Advogado
    Artigoshá 11 meses

    Os Tipos de Infrações Éticas Cometidas por Advogados: Uma Análise sobre o Processo Disciplinar OAB na Defesa Prévia.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)