Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dpvat: Editorial do jornal GAZETA DE ALAGOAS enaltece posição de Omar

    há 14 anos

    O jornal GAZETA DE ALAGOAS publicou hoje editorial enaltecendo as declarações do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL), Omar Coêlho de Mello, diante da prisão de seis advogados acusados de envolvimento com fraudes no Dpvat (o seguro obrigatório por acidentes de veículos).

    Para o jornal, a OAB/AL “ao se posicionar acerca do escandaloso caso da (recorrente) fraude no seguro para vítimas de acidentes com veículos automotores, proporcionou à sociedade um importante momento de revisão em paradigmas equivocados e vícios corporativos”.

    “Agiu de forma correta a OAB, numa atitude corajosa e que valoriza não só a entidade representativa que é, mas valoriza especialmente a categoria profissional a que representa, pois, através deste seu posicionamento, toda advocacia alagoana reafirmou seu compromisso com a Justiça, com a Lei e com a ética”, afirma o editorial.

    Segue abaixo a íntegra do editorial:

    Sem corporativismo

    Sem pretender prejulgar em relação a um caso específico (ainda em tramitação nas instâncias competentes), merece destaque e considerações a recente polêmica envolvendo posicionamento da Seccional Alagoas da Ordem dos Advogados do Brasil.

    Ao se posicionar acerca do escandaloso caso da (recorrente) fraude no seguro para vítimas de acidentes com veículos automotores, a OAB/AL proporcionou à sociedade um importante momento de revisão em paradigmas equivocados e vícios corporativos.

    Ousou a OAB/AL abrir os olhos e dizer, em alto e bom som, que não acobertaria erros crasso e/ou delitos de portadores da “carteira da Ordem” e/ou membros do sistema Judiciário. E, sendo ainda mais cidadã, a entidade apoiou a iniciativa conjunta do Ministério Público, Justiça e Polícia na investigação e ações contra as quadrilhas de fraudadores do seguro Dpvat.

    Agiu de forma correta a OAB, numa atitude corajosa e que valoriza não só a entidade representativa que é, mas valoriza especialmente a categoria profissional a que representa, pois, através deste seu posicionamento, toda advocacia alagoana reafirmou seu compromisso com a Justiça, com a Lei e com a ética.

    Compromissos esses que não permitem o acobertamento de delitos e/ou crimes cometidos por quem quer que seja, especialmente por quem pode, através do desvio criminoso no exercício da profissão, comprometer a honra de toda uma categoria.

    Esta é uma atitude merecedora de atenção e elogio, pois, infelizmente, os vícios corporativos muito atrapalham a representatividade das entidades. Sindicatos, associações fóruns específicos, tendem, perigosamente, para a defesa incondicional de quaisquer de seus integrantes, obstacularizando investigações as mais diversas em nome das “bases”. Independente da base, a Justiça e a cidadania devem estar em primeiro lugar.

    • Publicações4229
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações136
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpvat-editorial-do-jornal-gazeta-de-alagoas-enaltece-posicao-de-omar/2089572

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)