Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ophir: “Sem advocacia não há liberdade, democracia e respeito aos princípios fundamentais”

    há 13 anos

    Na abertura de evento da OAB/AL, presidente Nacional da Ordem conclamou advogados e estudantes para mobilização por uma sociedade mais solidária

    O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, abriu, na noite desta quarta-feira (27/04), a X Conferência dos Advogados de Alagoas ressaltando a importância do advogado como instrumento indispensável à administração da Justiça e à garantia da plenitude da defesa, como rege o artigo 133 da Constituição. O advogado precisa estar vigilante, dado o seu importante papel na sociedade e na história de lutas da OAB, afirmou.

    O evento, que acontece até sexta-feira no Ritz Lagoa da Anta, foi aberto com a presença dos presidentes da OAB/AL, Omar Coêlho de Mello, e da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho, da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, Vanda Lustosa, o procurador-geral do Estado, Charles Weston Fidélis de Moura, e o procurador-geral do Município de Maceió, Carlos Roberto Ferreira Costa, entre outras autoridades..

    Antes de falar sobre o tema O papel do advogado público na implementação das políticas de Estado e no combate à corrupção, Ophir Cavalcante fez uma saudação especial ao professor Marcos Bernardes de Mello, ex-presidente da OAB/AL, identificado por ele como sendo uma lenda viva da advocacia alagoana.

    O presidente da OAB Nacional convocou a classe advocatícia alagoana para uma mobilização, com o intuito de construir uma sociedade mais solidária e pacífica. Isso pode ser uma utopia, mas que pode se tornar uma realidade, pois somos agentes e feitores da nossa própria história, afirmou.

    Ophir enfatizou ainda que os advogados representam uma garantia ao cidadão que busca a proteção dos seus direitos, especialmente os individuais previstos no art. da Constituição Federal. Sejamos tijolos fortes e unidos, refratários às chuvas e, assim, continuaremos na vanguarda social para oferecer os primeiros braços da justiça ao povo. Nossa profissão é reconhecida como a grande defensora dos direitos previstos no artigo quinto da Constituição. Sem advocacia não há liberdade, nem democracia e sequer respeito aos princípios fundamentais, disse. A história mostra que o advogado sempre foi o defensor das liberdades garantidas no texto constitucional, complementou.

    O presidente da OAB Nacional também destacou a importância do respeito à ética, moralidade, transparência e verdade durante o exercício da advocacia. No momento em que se inaugura um novo ciclo político-institucional neste País, no instante em que os valores da ética e da moralidade, da transparência e da verdade passam a fazer parte integrante do vocabulário do povo, disse.

    Para Ophir Cavalcante, o advogado tem papel relevante na consolidação das conquistas e avanços sociais. Ele acrescentou ainda que não há justiça sem a presença do advogado. Não há cidadania e justiça sem haver o respeito aos direitos e prerrogativas dos advogados.

    Evento Antes da conferência magna de abertura, o secretário-geral da OAB/AL e coordenador da X Conferência, Fernando Barbosa Maciel, saudou os participantes e agradeceu a todos que se empenharam para que o evento se tornasse realidade. Sobre o tema do evento, Maciel lembrou que a advocacia é uma profissão diferenciada, porque o advogado passa a exercer um múnus público. Não pode um estado democrático de direito sem a presença do advogado. Advocacia livre garante nossa possibildiade de respirar um estado livre, afirmou.

    O presidente da OAB/AL, Omar Coêlho, lembrou que a Conferência foi planejada desde o ano passado com bastante carinho e homenageou servidores da entidade que se empenharam na preparação do evento. Ao discursar, ele afirmou que o Conselho Seccional tem exercido a defesa do advogado com afinco e que nenhum caso que chega à OAB deixa de ter o encaminhamento devido.

    "Não nos contentamos com a injustiça. O que faz a OAB ser forte é o nosso conjunto. Temos de estar preparados intelectualmente" , afirmou. "OAB é uma instituição respeitada no País. Conclamo a todos para estarmos unidos, complementou.

    Luiza Barreiros e Marcelo Alves

    Assessoria de Comunicação OAB/AL

    (82) 2121 3215/9104 7735

    ascom@oab-al.org.br

    @OABALAGOAS

    Fonte: Ascom OAB/AL

    • Publicações4229
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ophir-147-sem-advocacia-nao-ha-liberdade-democracia-e-respeito-aos-principios-fundamentais-148/2663129

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)