Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Direito da Ufal agraciado com Selo OAB Recomenda

    há 12 anos

    Omar Coêlho participou em Brasília da solenidade de Outorga aos cursos que apresentaram melhor índice de qualidade em 2011

    O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Omar Coêlho de Mello, participou na manhã desta quinta-feira (19), em Brasília, da cerimônia de entrega dos certificados da última edição do Selo OAB Recomenda de 2011. A outorga traz a indicação dos cursos de Direito avaliados pelo Conselho Federal da OAB que apresentaram o melhor índice de qualidade no último ano.

    De Alagoas, a única instituição de ensino agraciada com o Selo OAB Recomenda foi a Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A outorga foi entregue à vice-diretora da Faculdade de Direito, professora Maria de Lourdes Azevedo Moreira Melo, pelo presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, e pelo presidente da OAB/AL, Omar Coêlho.

    A formação educacional deve transcender ao desejo de oferecer uma boa técnica profissional. O foco deve estar na formação de verdadeiros cidadãos. Por isso a OAB leva tão a sério o desafio permanente de zelar pela qualidade do ensino aos cidadãos que vão fazer e administrar a Justiça em nosso país, afirmou Ophir Cavalcante na solenidade realizada no plenário da OAB Nacional.

    Dos atuais 1.210 cursos existentes no Brasil, apenas 89 cursos de instituições de ensino brasileiras o equivalente a 7,3% do total acabaram sendo recomendados e receberam a outorga do Selo OAB como cursos de destacada qualidade, dentro de critérios objetivos aplicados pela Comissão Especial da entidade para sua elaboração. A lista dos cursos que receberam o Selo foi divulgada pela OAB durante a sua XXI Conferência Nacional, em novembro de 2011 na cidade de Curitiba.

    Do total de cursos de Direito do país, 790 foram avaliados depois de preencherem os pré-requisitos de ter participado dos três últimos Exame de Ordem unificados (2010.2, 2010.3 e 2011.1), sendo que cada um precisou ter, no mínimo, 20 alunos participando de cada Exame. Em seguida, para apurar os 90 cursos de qualidade recomendada, a Comissão Especial - integrada por advogados que são professores e especialistas em educação jurídica - utilizou como instrumentos de avaliação uma ponderação dos índices obtidos por eles em aprovação nos Exames de Ordem e no conceito obtido no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009.

    O Selo OAB de 2011 é a quarta edição elaborada pela entidade, desde a sua criação em 2001, na gestão do então presidente nacional da entidade, Reginaldo Oscar de Castro. A segunda edição ocorreu em 2003; e a terceira, em 2007. Na nova edição, os 89 cursos destacados pela OAB como de qualidade recomendável, utilizando-se de uma escala de pontos de 0 (zero) a 10, a Comissão Especial - com base nos critérios definidos e relacionados acima - concluiu que a nota mínima para ingressar nesse elenco foi de 6,9 pontos.

    Entre as 27 unidades da Federação que tiveram seus cursos de Direito avaliados, dois Estados não tiveram nenhum curso recomendado: Acre e Mato Grosso. Isso porque os cursos desses dois Estados não atingiram a nota mínima dentro dos critérios de avaliação da OAB ou estão submetidos a processos de supervisão do Ministério da Educação (MEC), ou, ainda, tiveram parecer desfavorável da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB Nacional durante a análise dos processos de reconhecimento ou de renovação.

    Luiza Barreiros e Marcelo Alves (com informações do CFOAB)

    Assessoria de Comunicação OAB/AL

    (82) 2121 3215/9104 7735

    ascom@oab-al.org.br

    @OABALAGOAS

    Fonte: Ascom OAB/AL

    • Publicações4229
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-da-ufal-agraciado-com-selo-oab-recomenda/3093870

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)