Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB Alagoas realiza Mesa Redonda sobre os Desafios e Perspectivas no universo feminino

    há 9 anos

    Uma Mesa Redonda com o tema “Mulher: Desafios e Perspectivas no Século XXI” encerrou o primeiro dia de atividades na Semana da Mulher, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL). O evento aconteceu na sede da Ordem, em Jacarecica, com o objetivo de debater um pouco mais sobre as formas que a sociedade precisa avançar no que diz respeito aos direitos das mulheres.

    Segundo a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, o Dia Internacional da Mulher precisa servir de reflexão em busca de avanços no universo feminino. “Gosto de pensar nas lutas das mulheres da década de 40, que serviram para as conquistas de hoje. Mas precisamos continuar seguindo e arrumar formas de avançar. Não podemos estagnar, parar no tempo. É preciso mais e só vamos conseguir isso se continuarmos numa luta incansável por igualdade de direitos na política, no ambiente de trabalho”, afirmou.

    A presidente Fernanda Marinela ressaltou ainda que este é um ano importante para que as mulheres analisem o seu papel na sociedade. “Hoje somos mais de 52% do eleitorado brasileiro, muitas são chefes de família, mas não conseguimos ir além. Estamos numa sociedade machista, onde o executivo é machista, o legislativo é machista, o judiciário é machista. Quem faz as leis são homens, quem julga as leis são homens. E não estou dizendo que isto é errado, mas que o correto deveria ser esse espaço ocupado por homens e mulheres, tomando decisões em conjunto”, colocou.

    A Mesa Redonda teve a participação da deputada Estadual Jó Pereira que falou um pouco sobre a importância da mulher na sociedade e os avanços que são necessários para a política. “Estamos há alguns anos com as mesmas coisas, como a relação da mulher no mercado do trabalho ou o direito ao voto feminino. Mas, isso já passou. Agora precisamos prosseguir. Não conseguimos mais avanços, as mulheres são minorias no legislativo federal, é preciso mais e para isso precisamos do debate”, afirmou.

    Além da parlamentar participaram do evento, a secretária Executiva do Gabinete do Prefeitura, Adriana Toledo, que falou sobre a importância da mulher e destacou a necessidade do envolvimento na política; a advogada Emanoella Remígio, que tratou sobre Direito de Família e a empresária e consultora Kátia Albuquerque que deu dicas sobre postura no ambiente de trabalho.

    PROGRAMAÇÃO

    As ações da Semana da Mulher, realizada pela OAB Alagoas, continuam nesta quarta-feira (08). Pela manhã, as advogadas alagoanas irão visitar uma instituição que cuida de idosas, no bairro de Bebedouro, para doar os alimentos arrecadados durante os cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA). Além disso, será proporcionado um momento de interação com as idosas, na tentativa de levar atenção e amor a cada uma delas.

    Já no horário da tarde, será a vez de mais uma ação de saúde da Caixa de Assistência dos Advogados. A equipe de saúde estará no Fórum da Justiça Federal, na Serraria, das 14h às 16 horas.

    As atividades da OAB Alagoas também serão destinadas para o público das Subsecções. Em Arapiraca, no dia 10, em conjunto com a Escola Superior de Advocacia (ESA), será realizado um Simpósio de Atualização Legislativa: estudos do novo CPC, a partir das 19 horas. O evento terá palestra da presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, da diretora Acadêmica da ESA, Raphaela Batista, e do advogado Fernando Guerra.

    Encerrando a semana, na sexta 11, a OAB Alagoas em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado irá realizar uma Audiência Pública, às 9 horas, na sede da ALE, no Centro, com o tema “Mais Mulheres na Política – Mais Mulheres na OAB”. O evento acontece em parceria com a deputada Jó Pereira e será aberto a toda sociedade.

    Já no dia 20 de março, domingo, a OAB Alagoas irá realizar uma grande atividade na orla de Maceió, aberta a toda a sociedade. Na rua fechada, na Ponta Verde, a partir das 9 horas, serão colocadas tendas, onde estarão sendo ofertadas ações de beleza e saúde, além de aulas de Zumba e Fit dance.

    • Publicações4229
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-alagoas-realiza-mesa-redonda-sobre-os-desafios-e-perspectivas-no-universo-feminino/312407837

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)