Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caravana das Prerrogativas: audiência pública reúne advogados na Subseção de Arapiraca

    há 7 anos

    Depois de percorrer várias cidades do sertão alagoano, a intensa agenda da Caravana Nacional de Prerrogativas foi finalizada com uma audiência pública em Arapiraca, na sede da Subseção do município do Agreste do Estado. O objetivo, mais uma vez, foi ouvir os principais problemas enfrentados pelos advogados e que, consequentemente, impedem o pleno exercício da profissão e as garantias de um serviço jurisdicional de qualidade para o cidadão.

    O auditório da Subseção ficou lotado e todos que estiveram presentes puderam compartilhas as experiências e levar os pleitos da advocacia alagoana. Os representantes da OAB Nacional que integram a Caravana estão colhendo todas as informações para preparar um relatório que será encaminhado ao Conselho Federal. A ideia é produzir um grande mapeamento da situação do Judiciário no país para buscar junto ao Conselho Nacional de Justiça soluções para todos os casos.

    Antes da audiência pública, a presidente da OAB Alagoas, Fernanda Marinela, garantiu que a Ordem estará sempre vigilante no estado, percorrendo todos os municípios e lutando diuturnamente para que a lei seja respeitada.

    “Todos os casos que vimos durante a visita da comitiva nas comarcas já é de plena ciência da OAB Alagoas, que vem atuando cobrando, durante reuniões com o Judiciário, as soluções. Os pontos mais comuns são a falta de magistrados, de servidores e a deficiência na estrutura dos prédios que abrigam os fóruns. Nossa análise mostra que o problema mais sério vai além da violação das prerrogativas, que é a ausência da prestação do serviço jurisdicional em sua plenitude”, acrescentou a presidente.

    A presidente ainda completou falando a escolha de Arapiraca para a realização da audiência pública. “Percorremos o sertão, recebendo as manifestações, ouvindo todos e agora chegamos a Arapiraca, uma grande cidade do Agreste alagoano, que possui muitos advogados que estão na luta pelo exercício da advocacia e a garantia da defesa do cidadão. Precisamos sempre estreitar essa relação e o diálogo para trabalharmos em prol do avanço e fortalecimento da advocacia. Ao fim de toda essa caminhada, vamos realizar um diagnóstico local, juntando com todos os problemas encontrados nos demais estados visitados”, acrescentou.

    O Diretor de Prerrogativas da Ordem, Silvio Arruda, também reforçou as colocações da presidência e comentou ainda o papel exercício pela diretoria com as intensas atuações para defender o advogado. “Ficamos mais fortalecidos quando encontramos a advocacia unida. Esse é o objetivo da caravana, ouvir as demandas de todos e mostrar que somente com essa corrente de força poderemos conhecer todos os problemas e lutar para solucioná-los, cobrar dos órgãos o comprometimento e a execução do serviço obrigatório a eles. Nosso dia foi para mostrar que estamos juntos e seguiremos com nossas ações no Estado”.

    Quem também esteve junto na Caravana foi a Secretária-Geral de Prerrogativas, Juliana Modesto. “O trabalho que fazemos é voltado a fortalecer a classe, de abnegação, dedicação. Queremos o respeito às prerrogativas, que é um direito garantindo em lei federal, deve ser respeitado. Ele garante o direito do cidadão, lutamos pelo respeito e aplicação da lei. Importante essa nossa participação em âmbito nacional, porque mostramos a realidade local para o Conselho Federal”, disse.

    Já o presidente da Subseção, Hector Martins, pontuou a alegria em receber esse reforço da OAB Nacional numa árdua luta pela qualidade do serviço jurisdicional, encabeçado pela Seccional Alagoana e acompanhado por todas as subseções do Estado.

    “Essa audiência é de extrema importância para a advocacia do interior e queremos contribuir com o Conselho Federal a traçar esse diagnóstico. Temos essa atuação conjunta com a Seccional e nomeamos membros da comissão local de prerrogativas. São esses advogados que estão vigilantes, atendendo o chamado de toda a classe quando registramos violações”, finalizou.

    • Publicações4229
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caravana-das-prerrogativas-audiencia-publica-reune-advogados-na-subsecao-de-arapiraca/459102924

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)